Na atualidade, os mundos real e virtual estão cada vez mais conectados. Surgem inovações a todo momento e a área da educação é uma das que mais evoluem através de novas metodologias, abordagens e ferramentas para facilitar, otimizar e muitas vezes tornar possível o processo de ensino-aprendizagem. Com o avanço da tecnologia, foi possível criar novos métodos de educação a distância, como softwares que favorecem a aprendizagem de maneira virtual em um ambiente coletivo. A partir disso, surgiram os AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

O AVA é uma ferramenta de Educação a distância que está se tornando cada vez mais comum dentro da educação e do mercado corporativo por entregar mais do que conhecimento para quem vai aprender. A ferramenta proporciona uma experiência de ensino mais dinâmica e eficiente no ambiente online. Pode ser usado para a educação a distância, em empresas que realizam conferências, seminários e treinamentos ou para qualquer outra atividade que tenha como objetivo transmitir conteúdo e conhecimento.



O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs, tem se tornado uma prática constante nas pesquisas em educação a distância. Em geral, a utilização destes ambientes não exige dos professores um domínio mais aprofundado de informática, sendo necessárias apenas poucas horas de cursos de formação a partir do uso do ambiente. O diferencial destas pesquisas remete a uma análise prioritariamente pedagógica do uso deste ambiente, levando-se em conta qual a perspectiva epistemológica será adotada, permitindo assim, que se elaborem estratégias de aprendizagem. Para que se possa fazer essa análise pedagógica, será necessário relacionar os princípios teóricos que norteiam os objetivos da utilização de cada ferramenta. Para que as estratégias sejam elaboradas, é preciso encontrar justificativas teóricas, que estejam respaldadas por uma perspectiva epistemológica bem definida.

O AVA e seus desafios.

O principal objetivo da Educação a distância é levar conteúdo e conhecimento aos alunos onde quer que estejam e no momento que desejam. Dentro de uma sala de aula presencial o professor , na maioria das vezes, consegue reter a atenção dos alunos, entretanto em aulas online o processo é diferente, pois aluno possui a sua atenção dividida entre a aula e o ambiente externo ao seu redor. A vantagem de poder estudar onde quiser pode se tornar uma desvantagem neste caso. Para solucionar essas questões, entra em cena o AVA. O seu principal desafio é auxiliar o aluno a focar em seus deveres e tarefas , para que o objetivo final seja alcançado: a aprendizagem eficaz.

Vantagens dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Não basta apenas ser um ambiente virtual onde os alunos assistem aulas.

Um AVA realmente eficaz possui diversas ferramentas para guiar o aluno no processo de aprendizagem. Ele deve permitir o ensino on-line. O usuário que utiliza o ambiente virtual de aprendizagem pode: assistir a conteúdos, realizar atividades que foram programadas, acessar os materiais disponibilizados, acompanhar seu progresso por meio do relatório de atividades, interagir com outros alunos, tutores e professores, dentre outras diversas ações.

Um dos grandes benefícios do ambiente virtual de aprendizagem é a possibilidade de utilizar um conteúdo digital para impactar estudantes em todos os locais. Além de ser mais barato, ele permite a utilização de jogos para ensinar, treinar e compartilhar conteúdos, aumentando a participação e a produtividade dos colaboradores no ambiente virtual e em suas atribuições do dia a dia.

Outra função importante do AVA é o controle da evolução dos usuários. Por meio de atividades e do envolvimento dos participantes, é possível acompanhar o progresso através de relatórios e métricas.

Ambiente empresarial

As ferramentas do AVA também são vantajosas para as empresas que desejam manter seus colaboradores capacitados e atualizados.

É possível realizar cursos, treinamentos, inseminares e reuniões em um ambiente moderno com técnicas que auxiliam o desenvolvimento do colaborador. É uma maneira de tornar o processo de comunicação mais dinâmico e com menos custos comparados ao de um treinamento presencial, por exemplo.

A empresa pode propor atividades que sejam realizadas dentro do AVA, buscando incentivar determinados comportamentos em seus colaboradores que os deixem alinhados com o propósito da corporação.

O AVA precisa ser funcional

Além de preparar um conteúdo de qualidade e que desperte o interesse do usuário, a Instituição/empresa precisa estar atenta ao bom funcionamento do AVA utilizado.
Se o ambiente virtual de aprendizagem for mal estruturado, pode haver falhas na comunicação e gerar dúvidas na aprendizagem. A boa usabilidade é essencial para proporcionar uma experiência educacional significativa.

Diferentes maneiras de utilizar o AVA

O AVA é uma ferramenta moderna e inovadora, entretanto como qualquer outra novidade, enfrenta desafios, e um dos principais é o comportamento natural do ser humano de “deixar pra depois”. Quando falamos de aulas e atividades no ambiente online, sabemos que será exigida autodisciplina do usuário. Por isso, vale a pena aplicar alguns truques que podem incentivar a participação.

Para isto, existem diversas ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas ao AVA para incentivar o usuário a seguir o plano de estudos. Esse é um assunto para outro artigo 😀.

Flexibilidade

Os alunos possuem rotinas diferentes. Alguns trabalham, outros têm atividades extra curriculares durante o dia. Pode ser que um termine sua jornada dentro do AVA em uma semana, enquanto outro leve um mês para cumprir o mesmo roteiro de ensino.  Essa é uma vantagem que apenas o ambiente de aprendizagem virtual consegue oferecer: tempo de aprendizagem.

Distribuição de conteúdo

É dentro desta plataforma que as vídeo aulas e atividades estarão disponíveis para os seus alunos.

Gestão de alunos

Em uma plataforma com AVA é possível fazer a gestão dos alunos. Desde chamada para confirmação de presença até o desempenho individual dos alunos, possibilitando aos seus tutores a personalização do ensino.

Fórum para debate de ideias

Os fóruns da internet, por exemplo, é composto um grupo de pessoas que buscam uma solução em comum, seja ela prática ou teórica. O AVA parte do mesmo princípio: fazer com que os alunos reúnam o conhecimento individual em um só lugar, construindo assim o conhecimento coletivo.

Interação com o tutor

Através do AVA também é possível realizar transmissões ao vivo. Eles permitem, através do chat a interação de duas vias, pois o aluno pode levantar as suas dúvidas para o tutor através do chat, que será explicado para toda a turma pela transmissão.

Conclusão:

Com a evolução da educação e tanta tecnologia disponível, o AVA chega como a sala de aula do presente. Suas ferramentas trazem um mundo de possibilidades, entretanto há a necessidade de uma boa formatação e utilização delas para ocorrer o objetivo principal, que apesar de tantos avanços continua o mesmo: uma aprendizagem eficaz.



Comentários no Facebook