Em meu artigo anterior falei sobre a abordagem Sala de aula invertida (Flipped classroom) explicando seu conceito, vantagens e aplicabilidades, alem de citar também a abordagem da Aprendizagem Adaptativa, comentando que ambas são aliadas no processo de aprendizagem com metodologias ativas. Neste contexto , senti a necessidade de explorar mais o tema a fim de colaborar para a propagação de informações sobre uma abordagem que pode auxiliar muito educadores, alunos e pais que buscam um aprendizado eficaz e uma educação renovadora.

O que é a Aprendizagem adaptativa?

Estamos vivendo a era da personalização, onde as pessoas buscam a “sua cara” em tudo! Desde produtos físicos, como roupas ou utilidade pessoal, até itens mais valiosos. Ou seja, as pessoas estão a procura de tudo do seu jeito, com suas características. Por que com a educação seria diferente?

Observando pelo prisma da educação, percebo que cada aluno é um indivíduo único, onde os hábitos e costumes são individuais e particulares. Isso inclui também a forma de aprendizagem desse aluno. Seu ritmo, seu tempo para compreender e assimilar determinados assuntos podem não ser os mesmos que de outro e outros. A aprendizagem adaptativa busca entender  exatamente isso: as necessidade de cada aluno, pensando no ritmo e dificuldades, individualmente, adaptando o ensino.

Parece inviável pensar que o professor vai conseguir atender a tantas demandas diferentes sozinho, pois dentro de uma sala de aula existem dezenas de alunos, todos diferentes. Mas o segredo é que  o professor não está sozinho! A tecnologia é  o principal aliada desta abordagem.

A tecnologia age através de plataformas que interpretam as respostas do aluno e traduzem para o professor o ritmo de aprendizagem de acordo com cada disciplina, temas, atividades específicas, entre outras variáveis. Dessa forma, o Professor consegue entender melhor o estudante e saber exatamente o que ele precisa.

Em suma, podemos dizer que existem algumas Premissas da Aprendizagem adaptativa,  que são:

 •  As pessoas possuem diferentes ritmos de aprendizagem os quais podem inclusive variar de acordo com o assunto, por exemplo, maior facilidade com Matemática do que com Português .

•  Diferentes pessoas reagem melhor a diferentes formas de apresentação de conteúdo (animação, palestra, diagramas, texto escrito) e tarefas (exercícios de múltipla escolha; pesquisas; análises etc).

• Um professor tem grande dificuldade de atender a essas demandas individuais dos alunos em uma aula presencial com turmas de trinta alunos ou mais . A tecnologia surge para ser uma grande aliada ao professor  no processo de aprendizagem eficaz.

Particularidades da Aprendizagem Adaptativa

O modelo tradicional de ensino onde o Professor é o personagem principal e o aluno é um expectador passivo surgiu no século XVIII, e ainda é utilizado nos dias de hoje mesmo com todas tecnologia e inovação disponíveis. Esse modelo antigo ignora as particularidades do aluno, que possui vivências e habilidades diferentes que influenciam na forma da aprendizagem. Entretanto, não precisamos mais ficar presos a tal modelo. A tecnologia mostra que é possível otimizar tarefas mecânicas e cansativas, e o ensino não precisa ser assim. Pode se tornar personalizado, prático, objetivo e eficaz, todas as caracerístias da Aprendizagem Adaptativa.

Com abordagem da Aprendizagem adaptativa, o aluno deixa de ser um expectador passivo. Através de aulas online (EAD) ele se torna mais independente, podendo escolher onde e quando assistir às aulas, e o seu ritmo de entendimento é que dita o decorrer do curso. Desta forma, outras competências tendem a se desenvolver, como: responsabilidade, organização, protividade e comprometimento, ajudando assim a formar indivíduos preparados para quaiquer ocasião.



Vantagens da abordagem

São diversas as vantagens da aplicabilidade da Aprendizagem adaptativa, tanto para o professor quanto para o aluno. Vejamos:

Para o professor

  • Correção de atividades

A grande quantidade de atividades de um Professor é otimizada pelo software que corrige automaticamente toas as questões de múltipla escolha, questões assossiativas e verdadeiro ou falso.

  • Realtórios completo

Os softwares podem oferecer aos Professores reltórios avaliativos completos, como o desempenho em cada atividade, tempo gasto, os pontos de maior e menor dificuldade. Além de informar também o engajamento do aluno. Esses recursos permitem que o Professor identifique a melhor forma de ajudar e possa dar um feedback mais complete a cada aluno.

Para o aluno:

  • Ritmo respeitado

Não é preciso tentar se adequar ao ritmo de aprendizado de outras pessoas. Isso permite que o tempo gasto em período de adaptação seja muito menor. O que significa maior tempo focado no que realmente importa.

  • Ser protagonista

Tendo em vista a não necessidade de se preocupar com um grupo, o aluno fica no centro do seu próprio aprendizado. Além disso, a atenção é personalizada, o que também gera mais motivação.

  • Mobilidade

Sendo online, o aluno pode escolher quando e onde ter as aulas, adaptando o curso à sua rotina. Dessa forma, o índice de abandono é menor.

Aplicabilidade da Aprendizagem Adaptativa

Antes de entendermos a aplicabilidade da abordagem, é necessário saber o que faz uma plataforma LMS pois é através dela que se dá todo o processo de aprendizagem.

Plataforma LMS

Durante a última década, foram desenvolvidos grandes softwares para o gerenciamento de bancos de dados complexos, para serem utilizados em conjunto com frameworks digitais, gerenciamento de currículos, materiais para treinamento e ferramentas de avaliação. Esta tecnologia é conhecida como um Learning Management System (LMS). Softwares LMS permitem o desenvolvimento de cursos online e que possam entregá-los com alcance e flexibilidade incomparáveis. O LMS oferece aos usuários a capacidade de gerir o seu uso continuado ao longo do tempo além de um equilíbrio entre funcionalidade e facilidade de uso, fornecendo uma interface fácil, simples e moderna.

Com as plataformas LMS é possível ter todas as vantagens citadas anteriormente driblando as dificuldades do ensino presencial. Isso porque um LMS faz a análise necessária usando algoritmos que interpretam as respostas e reações do aluno, assimilando seu ritmo.

Por que utilizar a abordagem

A tecnologia é o futuro da educação. De um lado temos a grande demanda por qualificação e do outro, a falta de tempo, dinheiro e motivação.  A aprendizagem adaptativa vem diretamente atrelada a esses processos tão fortes. Ela reduz o tempo gasto pelo professor, flexibiliza o tempo do aluno, dá ferramentas para otimizar o trabalho do orientador e maximiza o entendimento do aluno. Por isso a aprendizagem adaptativa é um método tão eficiente.

Uma pergunta que deve estar em sua mente é: como utilizar na minha instituição ensino?

Na modalidade 100% presencial seria um desafio muito grande. Isso porque em uma sala de aula física (presencial) a análise é muito subjetiva e fica complicado seguir vários ritmos diferentes. Optando por seguir o método no modelo presencial, a instituição (ou professor) vai gastar muito tempo esperando todos os alunos chegarem ao mesmo nível, além de perder várias características vantajosas que são as principais desse método. Já através da modadalidade EAD todas as vantgens da aplicabilidade podem ser utilizadas, como flexibilidade, métricas, controles, relatórios, entre outros. Entretanto criar um curso online não é uma tarefa simples, mas isso é assunto para o meu próximo artigo.

Comentários no Facebook