Todo final de ano se torna um momento para refletir sobre os acontecimentos passados e para se planejar para um novo ano que estar por vir.

O avanço tecnológico e da internet permitiu que 2019 fosse ano muito importante para quase todas as áreas de trabalho no Brasil e do mundo. Nunca se viu tantas ideias revolucionárias nas famosas startups, que criam soluções para quase tudo que existe hoje.

Analisando friamente alguns acontecimentos, começam a surgir as famosas previsões de tendências e esse artigo é sobre isso. Quais são as tendências que os principais profissionais estão comentando para o mundo da educação de 2020?

Por que isso é importante para você?

Hoje em dia existe uma demanda por profissionais multidisciplinares e constantemente atualizados dos assuntos que estão em alta, e para educadores essa demanda não muda. O profissional da educação tem como objetivo entender e transmitir para seu aluno a informação, portanto é de suma importância que ele esteja atualizado sobre o assunto que domina quase que em real time.

Quais são essas tendências e como elas influenciam na sua vida?

Especialistas e pesquisas afirmam que algumas tendências como Mobile Learning, Ensino Híbrido e Gamificação são uma das tendências que já vem sido utilizadas por diversas instituições e até em empresas, mas em 2020 o uso desses recursos será quase que unânime. Veja a seguir quais são elas, números e aplicabilidade de cada uma:

1.      Mobile Learning:

2,9 bilhões de pessoas utilizam smartphones para se conectar à internet, esse número não pode ser ignorado quando se pensa em educação.

Mobile Learning é um termo que foi criado recentemente para explicar essa modalidade de ensino que permite a criação de um ambiente de aprendizado à distância, para alunos e professores, através de dispositivos móveis.

Não se traduz apenas em utilizar o celular, laptop ou tablet para estudar.

Esses gadgets se tornaram muito mais que recursos que utilizamos, são ferramentas com potencial de ser o meio que o aprendizado vai ser transmitido. A principal vantagem dessa modalidade é a oportunidade que o aluno tem de aprender de forma espontânea com maior autonomia.

2.      Ensino Híbrido:

A aposta principal dos especialistas para 2020.

Ensino híbrido é a modalidade de ensino que mistura o aprendizado online e off-line. Dessa forma o aluno tem a experiência de aprendizado integrado a tecnologia.

Lilian Bacich, uma das principais especialistas do assunto no Brasil define ensino híbrido como: “o ensino híbrido é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudantes em situações de aprendizagem”.

Normalmente, a parte presencial acontece após o estudo feito em um ambiente virtual, onde os encontros permitem trocas de experiências e interações com os colegas de classe e professor.

3.      Microlearning

A moeda mais valiosa do mundo hoje é o tempo e é por isso que o microlearning vem se tornando cada vez mais uma realidade quando o assunto é educação.

Microlearning consiste em dividir um conteúdo em diversas partes, onde cada aula tem um único objetivo e tenha fácil entendimento.

Essa estratégia vem sendo utilizada mais em treinamentos corporativos para ensinar procedimentos básicos e treinar novos colaboradores.

É preciso saber administrar o tempo, acompanhar as mudanças, atualizar-se e adquirir novas habilidades.

4.      Gamificação

A estratégia do momento que vem ganhando cada vez mais adeptos é a gamificação.

Jogos digitais estão presente em vários momentos do nosso cotidiano, o mercado já entendeu isso e diversos setores já estão aplicando games dentro da sala de aula. A gamificação consiste na utilização de técnicas de jogos com o objetivo de propiciar a motivação das pessoas que estão engajadas em uma determinada atividade.

**Este texto foi originalmente publicado em: https://didaticotech.com.br/escola/4-tendencias-da-educacao-para-2020

Comentários no Facebook