Com o avanço tecnológico empresas grandes e pequenas tem possibilidade de fazer com que seus produtos e conteúdos alcancem muito mais que os vizinhos, hoje você pode se conectar com pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Realmente, mostrar seus produtos para o mundo é um sonho, mas como fazer isso? Preciso gastar milhões de reais? Não! Você apenas implementar na sua empresa o Marketing Digital.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar o marketing hoje em dia. É utilizado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

O acesso a diversos canais de forma barata ou até gratuita é possível, as marcas podem utilizar praticamente qualquer canal disponível na internet para divulgar seus conteúdos, produtos e serviços.

O melhor de tudo é que as pessoas querem isso. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que as pessoas estão dispostas a se conectarem e receberem conteúdos diariamente com marcas que se identifiquem.
Os principais canais de comunicação que sua empresa pode ter é através do: Facebook, Instagram, Blog, Youtube, Google, Pinterest, Linkedin, e vários outros aplicativos.

Vale a pena estudar cada um desses canais e entender qual o melhor conteúdo para cada tipo de rede, já que cada uma tem um propósito no dia-a-dia do cliente potencial.



Quer entrar no mundo digital? Acompanhe os 6 passos a seguir:

1 – Defina quem é seu público:

Parece básico, mas muitas empresas não sabem quem é seu público. Com tanta informação que existe na internet, se você não souber realmente quem é a sua persona, você não vai saber como se comunicar com ela e pode ser que seu anúncio ou conteúdo passe despercebido.

Primeiro passo é pensar quem é que realmente vai comprar seu produto. Pesquise esse público e entenda como elas se comportam, quais são seus dados demográficos, onde moram e o que pensam, quais canais eles utilizam e a forma de falar.

Apesar de ser muito ignorado, a forma que seu cliente fala é muito importante, pois na hora que você desenvolver o conteúdo ele tem que se identificar e entender a forma que você está falando.

2 – Escolha seu canal:

Está diretamente ligado a saber quem é seu público-alvo.

Você precisa saber onde sua persona consome anúncio, se é mais em uma rede ou mais em outra.

Cada rede citada acima exige um conteúdo diferente, as pessoas que estão no Facebook não querem consumir o mesmo conteúdo de quem está no Linkedin por exemplo, por isso, estude os conceitos e escolha o canal de distribuição do seu conteúdo. Mas lembre-se, seu cliente deve estar lá.

Obs: Você não precisa estar em todas as redes sociais disponíveis, você precisa estar onde seu cliente está.

3 – Planeje seu conteúdo:

Planejamento é a chave do sucesso para qualquer ação que você tomar.

Definido com quem você vai falar e onde essa pessoa vai ser acesso ao seu conteúdo, hora de colocar a mão na massa e criar um planejamento de conteúdo. Onde cada postagem vai entrar, que dia e que horas? Tente manter uma frequência pré-definida, para sempre estar na timeline do seu seguidor.

Lembre se que o conteúdo é importante para você virar uma autoridade no assunto.

4 – Responda seus seguidores:

Depois de um tempo, naturalmente seus clientes se interessarão pelo seu conteúdo e surgirão perguntas, isso é ótimo, já que esse seguidor está no primeiro estágio da jornada de compra.
Sempre responda seus seguidores o mais rápido possível, pergunte se existe mais alguma dúvida, as pessoas hoje se conectam com marcas com que tenham afinidade.

As redes sociais hoje não um canal de SAC muito importante e influenciam muitas vezes na decisão de compra do cliente.

5 – Venda seu produto:

Ninguém vive só de conteúdo, no meio do seu planejamento de posts insira uma ou duas vezes por semana seu produto propriamente.

Além disso publique resenhas, demonstre como funciona e explique os diferenciais. Entender sobre o seu produto vai ajudar o cliente a tomar a decisão de compra mais rápido.

6 – Revise e se reinvente:

Ao longo do tempo você vai refinando seu conteúdo e percebendo novas demandas do seu cliente potencial, portanto mude sempre que puder!

Quer tornar sua marca digital? Na StarteMe ajudamos empresas de todos os tamanhos a ter sua presença no mundo digital. Quer saber mais? Entre em contato pelo 021 3549-7880 que te daremos todo o suporte da equipe de Marketing.

Comentários no Facebook